Detran.SP e Fundación Mapfre firmam nova parceria para educação no trânsito
Em novo convênio, programa Educação Viária É Vital será levado às escolas municipais de ensino fundamental e médio a partir de março de 2019.
Nesta quarta-feira (20/6), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e a Fundação Mapfre firmaram nova parceria para levar o programa Educação Viária É Vital às escolas públicas municipais de ensino fundamental e médio por um novo ciclo de três anos (2019-2021).
O programa desenvolve ações relacionadas à segurança no trânsito por meio de iniciativas integradas às propostas curriculares das escolas, envolvendo professores e alunos. Desde 2015, quando teve início a primeira parceria, mais de 2.800 professores já foram capacitados, em 657 instituições de ensino de 17 cidades do Estado de São Paulo.
Após a capacitação, os educadores promovem projetos dentro das escolas, com o tema segurança no trânsito e aplicam junto aos estudantes. Ao todo, 25.384 alunos foram diretamente beneficiados pelo Educação Viária é Vital.
“Um dos focos do Detran.SP é a educação para o trânsito. Temos investido de forma permanente em campanhas e ações educativas, visando preservar vidas. É preciso que toda a sociedade atue por um trânsito mais cidadão e isso começa desde cedo, formando os futuros motoristas. Por isso, é de grande importância essa parceria com a Fundação Mapfre nas escolas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.
O termo de intenção foi assinado na sede do departamento com a presença de Jesús Monclús, diretor da área de Prevenção e Segurança Viária da Fundação, que veio ao Brasil para a ocasião.
“O programa busca entender as condições de circulação viária no entorno das escolas e comunidades próximas para incentivar a implantação de ações para um trânsito mais seguro. Dessa forma, contribuímos diretamente para a Política Pública de Educação para o Trânsito”, afirma Monclús. “A parceria com o Detran.SP é essencial para dar capilaridade ao projeto e garantir o envolvimento de toda a sociedade.”
Em 2019, as atividades serão promovidas de março a novembro e devem alcançar mais de 700 professores. Estão previstos encontros nacionais, quando os melhores projetos ganham certificados e avaliação de especialistas da área.
Iniciativa da Fundação Mapfre, o programa Educação Viária é Vital é desenvolvido desde 2004 e já impactou milhares de alunos em todo o país. Os bons resultados alcançados foram apresentados durante o Congresso de Segurança Viária da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015.
Fonte: Detran.SP